Um novo modelo de ingresso no Ensino Superior comerá a ser implantado a partir de 2021. A novidade é o Enem seriado, que será aplicado em todos os alunos das redes pública e privada a cada ano do Ensino Médio. O método passará a utilizar a soma do desempenho das provas dos três anos para compor uma nota final, que permitirá ao estudante tentar uma vaga nas universidades.
Na prática, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está reformulando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que hoje testa os jovens a cada dois anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. A partir de 2023, o novo SAEB será o principal formato de ingresso no Ensino Superior, pois as provas serão utilizadas para inscrições no Prouni e no Fies, além de servir para o ingresso em instituições de ensino públicas, assim como hoje acontece com o Enem.
A mudança vai ao encontro de nova cultura educacional, baseada na mensuração de desempenho e no uso de dados para guiar o processo de ensino e aprendizagem. A nova avaliação aumenta a importância do conhecimento adquirido
As provas seriadas irão incorporar a nova Base Nacional Comum Curricular, com avaliação padronizada e resultados que poderão ser comparados ano a ano e entre escolas. O novo SAEB terá como foco a análise de cada aluno, permitindo um acompanhamento mais próximo para professores, alunos e familiares. Atento às alterações do cenário educacional e às tendências da área, o Colégio Fleming – novidade no Ensino Médio de Porto Alegre – iniciará as atividades em 2021 pronto para este novo modelo e para preparar seus alunos aos exames anuais, com currículo pensado na nova estrutura de ensino nacional. Com o Enem seriado, uma boa perspectiva surge no horizonte da educação.
Paulo Landim | Diretor do Grupo Fleming